Caracterização da Instituição
Denominação, âmbito e dependência orgânica;
O Centro Social de Real é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que desenvolve atividades direcionadas para apoio a crianças e idosos. Sendo as suas respostas sociais Centro de Atividades Tempos Livres (designado de CATL), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário (designado de SAD) , no entanto, desenvolve outras atividades como a Formação Profissional, Transportes Escolares, refeições escolares e as Atividades de Animação de Apoio à Família (designado de AAAF).
Dando resposta não só às necessidades da freguesia mas também a nível concelhio. Todas as respostas sociais, exceto o serviço de apoio domiciliário, funcionam entre as 7 h30 minutos e as 19 horas, semanalmente.
Esta Instituição Particular de Solidariedade Social está inscrita na Direção Regional da Segurança Social com o registo nº06/2004, na folha 22 do livro nº 10 das Associações de Solidariedade Social, rege-se pelos seus Estatutos e Regulamentos Internos.
Aspetos históricos da Instituição
O Centro Social de Real é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, fundada em 13 de Novembro de 2002, registada à face da Lei com os seus estatutos aprovados e legalmente constituída.
Até ao ano de 2010 funcionou só com o edifício que a Junta de Freguesia de Real cedeu e onde se desenvolvia as respostas sociais, CATL, Sala de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e a AAAF .
No ano de 2006, a instituição desenvolveu uma candidatura ao Programa Pares, para a construção de Centro de Dia e de infra-estruturas para o Serviço de Apoio Domiciliário.
A 26 de Junho de 2010, foi inaugurado o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, ficando a instituição dividida em dois edifícios, o edifício da junta de freguesia onde funciona o CATL e a AAAF e o edifício do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.
O objetivo desta instituição é contribuir para a promoção da população através do propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e justiça social entre os indivíduos e a finalidade de facilitar serviços de prestação de segurança social e o âmbito da ação abrange o concelho de Castelo de Paiva, com prioridade para a freguesia de real e limítrofes, todas incluídas na área de Castelo de Paiva.
O Centro Social de Real tem, também, como objetivos;
- a) Apoio à infância e juventude;
- b) Apoio às pessoas idosas;
- c) Apoio à integração social e comunitária;
- d) Apoio à família e à comunidade;
- e) Apoio a pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade;
- f) Apoio a vítimas de violência doméstica.
Secundariamente, a associação propõe-se a desenvolver os seguintes objetivos:
- a) Promover atividades a nível da educação e formação profissional dos cidadãos, no sentido de diligenciar pela sua inclusão social e empregabilidade;
- b) Criar gabinetes de apoio social para atendimento e acompanhamento de pessoas vítimas de exclusão social e/ou integradas em grupos de risco, designadamente, toxicodependentes;
- c) Promover atividades, iniciativas e projetos formativos e não formativos que promovam o respeito pelo princípio da igualdade de género e oportunidades e a prevenção e combate à violência doméstica e de género, a inclusão social de pessoas desfavorecidas, integradas em grupos de exclusão social, designadamente desempregados, ou em situação de risco.