"Uma ação por um sorriso” Projeto de Voluntariado

O projeto “Uma ação por um Sorriso” institui-se como um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de Voluntariado. 

O projeto “Uma ação por um Sorriso” institui-se como um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de Voluntariado. Visa, igualmente, promover a dinamização do setor de voluntariado da freguesia de Real. Tendo como pressuposto o importante movimento associativo da freguesia, o número de instituições sociais, culturais, recreativas e desportivas, não há dúvida de que o projeto “Uma ação por um sorriso” constitui um importante recurso de reunião e mobilização destas “vontades” e expressões de solidariedade.

Objetivos

  • Sensibilizar a população acerca da prática do voluntariado;

  • Partilhar vivências e promover a solidariedade;

  • Melhorar a qualidade de vida dos idosos;

  • Melhorar a assistência a pessoas dependentes e sujeitas a isolamento social;

  • Estimular relações afetivas e apoiar pessoas isoladas;

  • Combater a solidão;

  • Facilitar o relacionamento social;

  • Contribuir para a estabilidade emocional e para a segurança

 

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Fazer voluntariado é uma terapia ocupacional para muitos e uma forma de sentir-se útil para outros. A verdade é que duma forma ou de outra, todo o voluntário ao oferecer o seu trabalho em prol dos problemas sociais do país, beneficia de mais saúde e bem estar geral. Fazer voluntariado é perceber que a sorte é diferente para todos e faz perceber que o dinheiro e o estatuto social não é a parte mais importante da vida. A felicidade de dar, nem que seja um sorriso, faz bem ao ego e aquece a alma de quem recebe.